-
Arquitetos: Hironaka Ogawa
- Área: 383 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Daici Ano
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício é composto por uma clínica odontológica e uma residência. Os requisitos de projeto foram: que a clínica e casa estivessem só edifício; criar 3 salas individuais para tratamento e dois recintos com possibilidade de converter-se em mais salas de tratamento para a clinica; providenciar uma área para tratamento ampla e com sua privacidade resguardada. O cliente também desejava ter uma agradável vista do céu. Além destas condições, a locação de aberturas também precisou de atenção especial para que fosse providenciada iluminação natural suficiente para todos os níveis do edificio. Além disso, o local é acometido por fortes ventos no inverno e é famoso por recordes de altas temperaturas durante o verão.
Se estabeleceu uma regra para criar uma grelha de 2,7m x 2,7m equivalente à área de tratamento individual. Cada célula foi posicionadas na grelha dentro como caixas fechadas com dois pátios internos que possibilitam a entrada de luz solar. Ao fazer isso, foram criadas 55 células em planta. O edifício é percebido como um só volume. A clínica e uma parte da carcaça têm alturas de cobertura diferentes, criados pelo telhado inclinado.
Portanto, há diversidade entre os espaços. A planta é regulamentada por uma grelha de 2,7m. No entanto, pode-se experienciar diversas sensações em cada um dos espaço devido às diferenças de altura, de iluminação natural, e de volume em cada célula. Buscando um plano funcional e racional, encontrei relações ambíguas entre as condições do exterior e do interior que geraram uma intensidade misteriosa no espaço. A diversidade de luz e espaços foi criada involuntariamente pelas 55 células dentro da estrutura.